Instituto Pensar - MPF mantém inquérito que investiga Flávio Bolsonaro

MPF mantém inquérito que investiga Flávio Bolsonaro

por: Igor Tarcízio 


O senador Flávio Bolsonaro, do Republicanos (Imagem: Reprodução)

Nesta segunda-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) impediu o arquivamento de um inquérito eleitoral aberto em fevereiro de 2018 contra o então deputado estadual, hoje senador, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

O parlamentar é investigado por suspeita de falsidade ideológica eleitoral, por suposta omissão de bens e atribuição de valores diferentes a um mesmo imóvel nas declarações entregues à Justiça Eleitoral em 2014 e 2016.

No fim de maio, o promotor eleitoral Alexandre Themístocles, que era responsável pela investigação, pediu o arquivamento do caso. O juiz Flávio Itabaiana, a quem cabia decidir sobre o pedido, discordou da decisão e, em 3 de junho, enviou o caso para a 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, em Brasília.

Na última segunda-feira, contudo, a Câmara decidiu pela continuidade da investigação. Agora, o caso vai voltar para o Ministério Público do Rio.

É a segunda vez que o MPF impede o arquivamento da investigação. Na primeira, a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio fez o pedido sem realizar diligência e baseada na jurisprudência, mas a 2ª Câmara determinou que a investigação continuasse.

De acordo com a denúncia, em 2014, Flávio declarou à Justiça Eleitoral ter um apartamento em Laranjeiras (zona sul) avaliado em R$ 565 mil. Dois anos depois, declarou o mesmo apartamento pelo valor de R$ 423 mil.

A defesa de Flávio afirmou que a decisão do MPF "apenas permitirá a continuação da investigação eleitoral”.

"Não houve denúncia nem o arquivamento dos autos. Apenas decidiu-se que outro promotor eleitoral deverá presidir a investigação, em razão de o anterior já ter se posicionado pelo arquivamento”, declararam.

Com informações do Estadão



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: